ACERVO

O Herbarium Anchieta - PACA conta com um acervo científico composto por três importantes coleções:

Flora Brasília Australis, composta principalmente por plantas coletadas por Balduino Rambo,

Plantas do sul do Brasil, abriga coletas de Aloysio Sehnem e

Fungi Rickiani, coletas de Johannes Rick.

Além destas possui uma valiosa coleção de Tipos Nomenclaturais de inestimável valor científico.

As plantas consideradas novas para a Ciência são aquelas que até então, não têm sido descritas e, portanto, desconhecidas da comunidade científica, podendo ser encontradas na natureza através de expedições científicas ou nas próprias coleções de herbários, quando as mesmas são estudadas pelos especialistas.

Em virtude de possuírem essas características particulares, a documentação dessas plantas no herbário recebe a denominação de Tipos Nomenclaturais e são considerados padrões morfológicos para serem usadas como referência na identificação ou confirmação dos nomes de plantas em estudo proveniente de qualquer região ou ecossistema.

Os tipos nomenclaturais são classificados em diversas categorias estabelecidas pelo código internacional de botânica.

As principais categorias são denominadas de holótipo, isótipo, parátipo e síntipo e têm igual valor científico na caracterização da identidade de uma espécie.

Pensando na importância dos tipos nomenclaturais para a comunidade científica e as facilidades que a WEB oferece, o Herbarium Anchieta disponibiliza nesta página uma listagem composta de 539 espécimes-tipo, distribuídos em: Angiospermas, Pteridófitas, Briófitas e Fungos, acompanhados da sua respectiva imagem, bem como sua categorização.

TYPUS
ANGIOSPERMAS
BRIÓFITAS
FUNGOS
PTERIDÓFITAS