O Herbarium Anchieta – PACA foi fundado em 1932 por Balduíno Rambo na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Atualmente encontra-se sediado no Instituo Anchietano de Pesquisas/ UNISINOS, São Leopoldo, RS e possui aproximadamente 142.000 exemplares. Está vinculado à Rede Brasileira de Herbários e a Rede de Herbários do RS, considerado um dos maiores do Estado e muito bem representado no país. Possui importantes coleções históricas e científicas, compondo estas coleções as Angiospermas, Pteridófitas, Briófitas, Fungos, Líquens, Algas, Madeiras e uma rica coleção de Tipos nomenclaturais somando cerca de 1.200 exemplares.

Destaca-se nestas coleções alguns botânicos renomados tais como: João Dutra, Balduíno Rambo, Aloysio Sehnem, Johannes Rick, Raulino Reitz, Roberto Klein e inúmeras coletas recentes de pesquisadores, professores, alunos e projetos ligados a Universidade. Estas coleções amostram grande parte da vegetação do estado e também de muitos biomas brasileiros.

Os dados das coleções estão todos informatizados, sendo utilizado um banco de dados Access, usando um programa próprio da instituição, e estão disponibilizados site do Specieslink, através do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil, também podem ser visualizados no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira e Global Biodiversity Information Facility, GBIF.

Todas as imagens dos Tipos Nomenclaturais estão disponíveis no site http://www.anchietano.unisinos.br, e em Specieslink http://www.splink.org.br e através do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil http://inct.florabrasil.net/.

O herbário mantém intercâmbio com outros herbários nacionais e internacionais, através de empréstimos, permutas e doações integradas ás pesquisas. Além disso, o herbário recebe frequentemente visitas de pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, que utilizam o acervo para desenvolver monografias de conclusão de curso, dissertações e teses. Também mantém intercâmbio, através da Revista Pesquisas, Botânica.

As pesquisas no herbário estão concentradas nas áreas de taxonomia, fitogeografia e conservação.