PROJETO: COMUNICAR O SENTIDO DO SAGRADO:
ARTE SACRA, CULTURA MISSIONEIRA E PARAMENTOS LITURGICOS COMO DOCUMENTOS HISTÓRICOS.
2021-2023

A Associação Antônio Viera (ASAV) assumiu a função essencial e estratégica de preservar a memória e a história dos jesuitas na América Latina. Para tanto, tem procurado reunir, organizar e socializar diferentes acervos - artísticos, bibliográficos, documentais e arqueológicos, fruto do trabalho de padres, irmãos e colaboradores, ao longo de sua trajetória.
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), como entidade mantida pela ASAV, tem buscado cumprir sua parte nessa missão através da ação do Memorial Jesuíta - MJ - e do Instituto Anchietano de Pesquisas - IAP -, uma vez essas instituições possuem uma expressiva coleção de objetos sacros antigos que remontam aos séculos XVII, XVIII e XIX, acervo composto por missais, objetos litúrgicos, paramentos sacerdotais e de culto, além de um conjunto de imagens escultóricas em madeira originárias das reduções da Província Jesuítica do Paraguai, acervo esse, que conta parte da atuação dos Jesuítas junto aos povos originários.
Ao lado do acervo de Objetos Sacros, possuimos ainda um grande acervo arqueológico pré-colonial, constituido apartir de pesquisas realizadas por padres da Companhia de Jesus desde a década de 1950. Uma pequena mostra de tal acervo, está exposta ao público no Espaço de Memória Indígena localizado na Sala B05109 , no Campos São Leopoldo da Unisinos.
No ano de 2021, o Memorial Jesuíta/Instituto Anchietano de Pesquisa foi contemplado com o edital no 09/2021 da Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC) - Edital de Concurso FAC Patrimônio, com o Projeto Cultural “Comunicar o sentido do sagrado: arte sacra, cultura missioneira e paramentos litúrgicos como documentos históricos ”. O objetivo foi elaborar o inventário e a qualificação dos procedimentos de conservação e gestão das coleções que compõem os Acervos já citados, garantindo assim sua preservação e possibilidades de extroversão, tanto para a sociedade como para pesquisas na área, fomentando assim o engajamento de atores-chave, e suscitando uma sensibilização renovada em relação ao passado e à cultura humanistica.
Para alcançar tal objetivo, o projeto previu Elaboração e Implementação de um Plano Museológico para o MJ/IAP, um novo Projeto Expográfico para o acervo sacro/liturgico, a realização de um ciclo de 3 oficinas, a divulgação com a realização de 3 lives e 2 podcasts, e também a Catalogação e Inventário do Acervo Sacro/Litúrgico.

 

Matéria Notícas UNISINOS

Matéria JornalVS

Galeria de fotos da Inauguração do novo Espaço de Memória Sacra

Ciclo de 3 Oficinas: COMUNICAR O SENTIDO DO SAGRADO: ARTE SACRA, CULTURA MISSIONEIRA E PARAMENTOS LITURGICOS COMO DOCUMENTOS HISTÓRICOS

MEMORIAL PODCAST UNISINOS

Ouça aqui dois pocasts sobre o projeto.

Episódio 1 - Gestão de Acervos bibliográficos e Espaços de Memória

Episódio 2 - Projeto Comunicar o Sentido do Sagrado

Também estamos no SPOTIFY.

Veja nosso ciclo de Lives:

LIVE 1 – SABER - Confira a conversa com a Profa. Dra. Isabel Cristina Arendt, historiadora,
pesquisadora e professora da Escola da Indústria Criativa, na Unisinos. Dedica-se à pesquisa,
com ênfase na história cultural, história da educação, da imigração alemã, imprensa em língua
alemã, identidade e patrimônio histórico-cultural, acervos históricos.

LIVE 2 – CULTURA - Confira a conversa com o Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ,
jesuíta, diretor do Pateo do Collegio e coordenador do Cuidado
do Patrimônio Histórico e Cultural da Companhia de Jesus no Brasil.

LIVE 3 – ARTE - Confira a conversa com o Pe. Felipe de Assunção Soriano, SJ,
jesuíta, coordenador e curador do Memorial Jesuíta Unisinos e do Instituto
Anchietano de Pesquisas, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.