ISSN 0553-8467

PESQUISAS


ANTROPOLOGIA Nº 70 ANO 2013

APRESENTAÇÃO

O número 70 de Pesquisas, Antropologia tem dois focos, que concentramtrabalhos, o primeiro ligado à história das populações Jê Meridionais,o segundo à alimentação de grupos caçadores, mais um trabalho avulsotratando de um primeiro assentamento agropecuário luso na planícielitorânea do Rio Grande do Sul.

Em anos recentes houve considerável avanço na pesquisa e compreensão dahistória do chamado Jê Meridional, que vêm expressas nos trabalhosdeste volume. O primeiro apresenta a trajetória conhecida do grupo apartir de pesquisas realizadas até o começo de 2012. O segundo é umasíntese dessa história na representação gráfica da distribuiçãoespacial e cronológica dos assentamentos, construída sobre as 160 datasde C14 existentes nesse momento. Uma das mais importantes pesquisasrecentes sobre o Jê Meridional está ligada ao município de São José doCerrito, nos Campos de Lages, planalto de Santa Catarina, estudados nadécada de 1970 por Maria José Reis e recentemente publicados; os trêsartigos seguintes estão ligados à retomada da pesquisa nos sítios dessemunicípio. Com isso, o terceiro artigo oferece um panorama atualizadodos sítios, com localização geográfica, trabalhos realizados e todas asdatações. O quarto artigo mostra os trabalhos realizados num sítio com107 estruturas subterrâneas na localidade de Rincão dos Albinos,datadas do século VI ao X de nossa era, que mostram, na multiplicaçãode acampamentos passageiros, como era o povoamento do planalto emmomentos iniciais, o que não quer dizer que ele responda à chegada dogrupo, que seria originário dos cerrados do Brasil Central, poisexistem datas mais antigas, ainda isoladas e mal contextualizadas. Oquinto artigo apresenta os trabalhos realizados na localidade de BoaParada, onde um aglomerado de sítios com casas subterrâneas, 4aterros-plataforma e um ‘danceiro’ demonstram um padrão de considerávelestabilidade, do século XI ao século XVII, servindo de ilustração parao segundo e definitivo período de ocupação do planalto das araucárias.

O segundo bloco reúne trabalhos ligados ao estudo de restos vegetais eanimais em sítios arqueológicos. No primeiro, o estudo do fruto depalmeiras em sítios arqueológicos do Rio da Prata, no segundo, aanálise dos resíduos faunísticos em sambaqui do norte do Rio Grande doSul. Nos dois seguintes recuperamos estudos de André Luiz Jacobus, umde cunho teórico-metodológico, outro, com André Osorio Rosa, umasíntese dos restos animais recuperados em sítios de caçadores datradição Umbu no Rio Grande do Sul.

O último trabalho parte de uma coleção de vasilhas cerâmicas para oestudo das primeiras instalações agropecuárias na planície costeira donorte do Rio Grande do Sul.

O volume é denso e cheio de novidades.

A Direção

VOLUME COMPLETO

PDF 75MB

PESQUISANDO A TRAJETÓRIA DO JÊ MERIDIONAL
Pedro Ignácio Schmitz & Jairo Henrique Rogge

PDF 6,5MB

PEQUENA HISTÓRIA JÊ MERIDIONAL ATRAVÉS DO MAPEAMENTO DOS SÍTIOS DATADOS.
Pedro Ignácio Schmitz & Raul Viana Novasco

PDF 2,5MB

SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO CERRITO, SC. UM PANORAMA.
Marcus Vinícius Beber

PDF 0,3MB

RINCÃO DOS ALBINOS UM GRANDE SÍTIO JÊ MERIDIONAL
Pedro Ignácio Schmitz, Jairo Henrique Rogge, Raul Viana Novasco, Natália Machado Mergen & Suliano Ferrasso

PDF 26,8MB

BOA PARADA UM LUGAR DE CASAS SUBTERRÂNEAS, ATERROS-PLATAFORMA E ‘DANCEIRO’.
Pedro Ignácio Schmitz, Jairo Henrique Rogge, Raul Viana Novasco, Natália Machado Mergen & Suliano Ferrasso

PDF 32,8MB

EXPLOTACIÓN PREHISPÁNICA DE PALMERAS POR GRUPOS CAZADORES RECOLECTORES Y HORTICULTORES DEL EXTREMO SUR DE SUDAMERICA: EL CASO DEL HUMEDAL DEL PARANÁ INFERIOR (ARGENTINA).
Alejandro Acosta & Victoria Rios Roman

PDF 0,5MB

COMPOSIÇÃO ARQUEOFAUNÍSTICA DO SÍTIO RS-LN-285, ARROIO DO SAL, RS, BRASIL.
Suliano Ferrasso, Jairo Henrique Rogge & Pedro Ignácio Schmitz

PDF 1,5MB

O CONTEXTO ESPACIAL EM ZOOARQUEOLOGIA.
André Luiz Jacobus

PDF 0,1MB

ANTIGOS HABITANTES DO QUADRANTE PATRULHENSE E OS ANIMAIS.
André Luiz Jacobus & André Osório Rosa

PDF 0,12MB

UM ASSENTAMENTO DO INÍCIO DA OCUPAÇÃO LUSA NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL.
Natália Machado Mergen & Pedro Ignácio Schmitz

PDF 2,3MB