A Coleção Zoológica de Referência
Coleção Conquiliológica | Coleção Osteológica |
Um princípio básico de qualquer coleção zoológica é a organização. Coleções são fundamentais para o estudo da Biodiversidade por representarem amostras significativas das espécies, permitindo múltiplas abordagens realizadas por diversos especialistas.
Uma coleção zoológica é a reunião ordenada de objetos de mesma natureza, na qual são preservados espécimes, visando o aproveitamento científico. As coleções diferem em sua composição e sua criação depende da pesquisa a que estão vinculadas, da instituição que irá dar suporte e dos especialistas envolvidos em sua composição.
Dentro da perspectiva da Zooarqueologia, os pesquisadores da instituição foram gerando o acervo que atualmente compõe a coleção zoológica de referência do instituto. A coleção é composta por espécimes de invertebrados (conchas) e vertebrados (esqueletos) registrados em livro tombo e banco de dados, permitindo sua utilização e o gerenciamento dos espécimes.
Esta coleção se mostra fundamental para a análise e identificação de quais animais estão presentes em um contexto arqueológico. Pois com base nos espécimes da coleção se trabalha a identificação através da anatomia comparada, de forma direta.
Os espécimes, para que possam compor uma coleção zoológica de referência, necessitam passar por um processo de dissecção e limpeza, através de processos químicos, sendo conservadas as partes duras dos animais, como as conchas dos invertebrados e os ossos dos vertebrados.
A coleção atualmente é composta de 445 espécimes de invertebrados dentro do filo Mollusca (classes Gastropoda e Bivalvia) e 254 espécimes de vertebrados dentro do filo Chordata (classes Actinopterygii, Amphibia, Reptilia, Aves e Mammalia). Os invertebrados compõem o grupo de espécimes da Coleção Conquiliológica, e os vertebrados compõem o agrupamento da Coleção Osteológica.
Esta coleção representa dentro do cenário nacional uma das mais expressivas, se mostrando com uma representação significativa de táxons, que possibilitam o desenvolvimento de pesquisas sob o viés da Zooarqueologia.